O check-up médico é uma forma completa de avaliar como está a sua condição de saúde. Muitas pessoas passam vários anos sem ir ao médico e, por isso, ficam sem saber se o organismo está em pleno funcionamento.
Durante a pandemia de covid-19, com medo de se contaminarem pelo novo coronavírus, grande parte da população deixou de fazer exames e o acompanhamento médico que faz parte do tratamento e da prevenção de doenças. As pessoas acharam melhor adiar suas consultas e exames.
Entretanto, isso pode gerar um grande transtorno para o futuro. A detecção e o tratamento precoce das doenças é essencial para a recuperação do paciente. Por isso é tão importante realizar um check-up e os exames de rotina.
O que é check-up médico
Check-up médico é uma expressão que representa uma avaliação completa de saúde. Isto é, por meio dela, o paciente é examinado pelo clínico geral ou médico de outra especialidade, de forma a identificar possíveis problemas ou doenças.
Além disso, é nessa oportunidade que exames de rotina e preventivos podem ser realizados, com base nos sintomas relatados pela pessoa, bem como o histórico de seus familiares.
Quando fazer a avaliação completa
Geralmente, o exame completo deve ser realizado a cada ano ou a cada dois anos. O ideal é que não ultrapasse três anos, pois as transformações no organismo podem ser mais significativas num longo período.
Quem deve fazer check-up médico
Pessoas adultas devem fazer essa avaliação médica com mais frequência, especialmente a partir dos 30, 35 anos. Quanto mais idade tiver o paciente, mais importante é sua frequência anual ou bienal no consultório médico, como forma preventiva.
Entretanto, os hábitos de vida e o histórico de doenças, tanto pessoais quanto familiares, são determinantes para a recorrência do check-up. Ou seja, quem tem pais ou avós com doenças graves precisa manter um cuidado ainda maior.
Há possibilidade também de fazer um check-up pré-nupcial. Assim, a vida a dois se inicia de uma maneira segura e saudável.
Quais doenças podem ser prevenidas
O check-up ajuda a prevenir uma série de doenças, das mais simples às mais graves. Mas é sempre importante lembrar que até quadros aparentemente sem risco podem evoluir para problemas crônicos e muito prejudiciais à qualidade de vida.
Em linhas gerais, essas são algumas das enfermidades e condições preveníveis ou que podem ser diagnosticadas precocemente pelo médico:
- Diversos tipos de câncer, inclusive de mama;
- Diabetes;
- Problemas cardíacos;
- Pressão alta;
- Sobrepeso e obesidade;
- Dermatites e outras doenças de pele;
- Problemas posturais;
- Problemas de vista;
- Inflamações e infecções.
7 exames comuns no check-up médico
O principal objetivo do check-up médico é o exame clínico, em que o especialista conversa com o paciente, esclarece dúvidas, além de fazer a avaliação física. A partir disso, caberá ao profissional da medicina a indicação de outros exames. A seguir, confira alguns deles.
1. Exames de sangue
No check-up, é muito comum o médico solicitar exames de sangue, especialmente o hemograma completo, em que é possível avaliar o paciente com base em algumas células:
- Glóbulos vermelhos – essenciais para prevenção de anemias;
- Glóbulos brancos – atuam na defesa do organismo contra infecções e doenças;
- Plaquetas – indicam a coagulação do sangue e problemas de circulação.
Além disso, é possível que o profissional peça a realização da glicemia em jejum, para verificar a taxa de açúcar no sangue, bem como de colesterol e triglicerídeos. Esse últimos verificam a gordura no organismo, de forma a orientar sobre a necessidade de adoção de bons hábitos de vida, como atividade física e alimentação saudável.
Ainda nos exames de sangue, pode ser comum a solicitação de TSH e T4 livre, que são avaliações das funções da tireoide, uma importante glândula em formato de borboleta, localizada no pescoço. Ela é responsável pela regulação hormonal e metabólica.
2. Exame de urina e fezes
Por meio do exame de urina é possível compreender a presença de bactérias, inflamações, infecções e alterações renais.
Já o exame de fezes busca averiguar a presença de parasitas e indícios sobre a saúde intestinal do paciente. Outra informação importante para o médico é caso seja encontrado sangue nas fezes.
3. Eletrocardiograma
Eletrocardiograma é um entre alguns exames que avaliam o funcionamento do coração.
Nele, eletrodos são colocados ao longo do corpo do paciente, de forma a compreender a frequência dos batimentos cardíacos e, assim, verificar a possibilidade de arritmias e outras alterações.
4. Papanicolau
O exame de Papanicolau é um dos mais importantes para a prevenção do câncer de colo de útero e deve ser realizado pelas mulheres assim que começam a atividade sexual, ou a partir dos 25 anos.
O médico ginecologista avalia o aspecto e coleta material do colo do útero para que seja analisado em laboratório, onde se verificará se há a presença de células atípicas e se há alguma doença, como por exemplo candidíase e infecções sexualmente transmissíveis.
O exame deve ser feito anualmente. Caso a mulher tenha apresentado resultados satisfatórios por dois anos seguidos, é possível que ela passe a fazer o Papanicolau a cada três anos.
Em alguns casos, o médico também pode indicar o ultrassom pélvico ou endovaginal para verificar a saúde da mulher.
5. Mamografia
A mamografia é um dos principais exames para detecção precoce do câncer de mama. Ela deve ser feita por mulheres acima dos 40 anos, a cada dois anos, segundo orientações das autoridades de saúde.
Entretanto, aquelas que têm histórico familiar ou já tenham passado pela doença, podem necessidade de uma realização mais constante, além de fazer o ultrassom mamário e, se necessário, das axilas.
6. PSA
No caso dos homens, uma das principais avaliações de prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de próstata é o PSA (antígeno prostático específico), um exame de sangue. Alterações podem indicar inflamação na próstata, por exemplo.
Em linhas gerais, pode ser indicado a partir dos 45 anos, mas depende do histórico do paciente.
7. Exame de toque retal
Essa é outra avaliação que faz parte do check-up médico dos homens. O exame do toque real é feito pelo urologista ou coloproctologista, que consegue sentir pelo reto se a glândula está normal ou inchada, com nódulos ou outros sinais de alerta.
Pandemia afetou o check-up
Agora que você já sabe quais são os exames feitos no check-up, já está mais consciente da importância de não adiá-los, não é mesmo?
Durante a pandemia de covid-19, 65% das pessoas deixaram de fazer essa avaliação anual, segundo pesquisas da empresa Demanda.
O levantamento constatou que quatro entre dez pessoas que tiveram alguma questão de saúde não procuraram atendimento. Alguns desses problemas foram:
- Crises de ansiedade;
- Dores nas costas;
- Problemas de pele.
Além disso, segundo reportagem publicada no jornal O Tempo, uma campanha da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) constatou que a procura por atendimento reduziu 50%.
Esses dados mostram a necessidade de reforçar que é possível e necessário procurar assistência médica, mesmo durante essa crise sanitária. O que cada paciente deve fazer é procurar saber das medidas de segurança e higienização que são feitas no local.
Clínica do Bem segue medidas de segurança e higiene
Para promover um atendimento seguro e eficaz, a Clínica do Bem está seguindo todas as medidas necessárias de higienização e distanciamento social, como:
- Limpeza constante nos consultórios e nas áreas comuns;
- Álcool em gel para profissionais e pacientes;
- Sinalização sobre distanciamento.
Para saber das recomendações completas, pergunte às atendentes, que estão prontas para orientar cada um dos nossos pacientes. Em alguns casos, a orientação com o especialista também pode ser feita online, pela telemedicina.
Além de todas essas medidas e assistência, é possível agendar seu check-up médico a preços acessíveis. Para agendar sua consulta, clique aqui.