O ortodontista é um dos profissionais mais procurados para quem quer ficar com um com o sorriso perfeito.
Os tratamentos ortodônticos colaboram para reduzir o desconforto dos pacientes com dentes desalinhados que dificultam o processo da limpeza bucal, causam estresse aos músculos da mastigação e corroboram para surgimento de doenças periodontais.
Mas fique tranquilo que vamos explicar tudo isso mais detalhadamente para você. Neste artigo, vamos falar sobre o que um ortodontista faz, quando você procurá-lo e onde é possível encontrá-lo. Aproveite a leitura!
O que faz um ortodontista?
Ortodontia é uma especialidade dentro da odontologia que busca corrigir a posição dos dentes e dos ossos que estão posicionados de forma inadequada.
Assim, o ortodontista é o profissional responsável por tratar as doenças dentro dessa especialidade.
Dentes tortos, mal posicionados, que não se encaixam corretamente, bem como estresse aos músculos da mastigação e síndrome da ATM são alguns dos problemas de saúde bucal que o ortodontista é capaz de resolver.
Fazer um tratamento ortodôntico significa tornar a boca mais saudável, além de ficar com uma aparência mais agradável.
Problemas que o ortodontista consegue tratar
O ortodontista costuma fazer tratamentos com o uso de aparelhos, que ajudam a corrigir ou prevenir disfunções na arcada dentária.
Para você entender todos os problemas de saúde bucal que são tratados por esse especialista, nós preparamos uma lista explicando abaixo. Confira!
- Sobremordida: tem como característica um excesso vertical da região anterior da maxila ou uma sobre-erupção dos dentes. Isto é, os dentes anteriores de cima recobrem quase todos os dentes de baixo, podendo atrapalhar a mastigação.
- Mordida cruzada anterior: é quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona mais atrás.
- Mordida cruzada: a arcada superior fica um pouco à frente em relação à arcada inferior.
- Mordida aberta: quando existe espaço entre a mordida dos dentes anteriores ou laterais.
- Desvio de linha mediana: não há alinhamento entre o centro da arcada superior e o centro da arcada de baixo.
- Diastema: espaços entre os dentes ou falta de preenchimento da boca.
- Apinhamento: dentes demais para se acomodarem em uma arcada dentária.
Qual é a idade recomendada para ir ao ortodontista?
A saúde da nossa boca depende de uma visita regular ao dentista, pois é ele que conseguirá realizar os cuidados e procedimentos adequados para o nosso bem-estar.
O ideal é que o paciente vá ao dentista pelo menos de seis em seis meses, mas isso pode variar de acordo com a necessidade e histórico de cada um. No entanto, você não deve esperar surgir algum problema para procurar ajuda.
Para as crianças, recomenda-se que elas façam a primeira avaliação com um ortodontista a partir dos cinco anos. Isso é indicado, inclusive, para crianças que não possuem dentes visivelmente tortos.
Há alguns sinais que servem de alerta para quem nunca procurou um ortodontista, como dores no maxilar, dificuldade na mordida ou para fechar a boca e dentes tortos ou separados.
Quando procurar o ortodontista?
Alguns sinais ou sintomas podem indicar que você deve procurar a ajuda de um ortodontista, como:
- Dentes tortos e encavalados;
- Dificuldades na mordida;
- Dores de cabeça e dores ao abrir e fechar a boca;
- Dificuldades para fechar a boca;
- Espaço entre os dentes.
Principais tratamentos ortodônticos
Os aparelhos são muito usados nos tratamentos ortodônticos, mas cada um deles é específico para um quadro clínico. Por isso, somente o seu ortodontista poderá avaliar e passar o tipo de tratamento adequado. Alguns exemplos abaixo.
Aparelho móvel
O aparelho móvel realiza alterações na estrutura óssea dos pacientes. É mais usado em crianças com menos de 12 anos, pois é mais fácil corrigir as falhas quando o paciente ainda está em crescimento.
É recomendado que ele seja usado constantemente, sendo retirado apenas para as refeições e higienização dos dentes.
Aparelho fixo metálico
O aparelho fixo metálico é responsável por corrigir os dentes por meio de força mecânica, movimentando-os e colocando-os na posição adequada.
Aparelho fixo estético
O aparelho fixo estético opção mais discreta, pois os braquetes são transparentes. De toda forma, a qualidade do tratamento é a mesma que a do aparelho fixo metálico.
Aparelho autoligado
O aparelho autoligado é feito em metal, mas não precisa das famosas borrachinhas, pois o fio ortodôntico é preso diretamente no braquete.
Duração de tratamento com o ortodontista
O mais comum é o tratamento com ortodontista durar entre 18 e 24 meses, mas esse tempo pode variar de acordo com o quadro de cada paciente.
Alguns fatores podem influenciar nessa duração, como a gravidade do caso, a necessidade de extração de dentes e a idade da pessoa.
Todos esses pontos serão analisados pelo seu ortodontista que conseguirá definir o tempo exato do fim do seu tratamento. Além disso, você terá que fazer um acompanhamento frequente com o profissional enquanto estiver usando o aparelho.
Onde encontrar atendimento com ortodontista?
Encontrar um ortodontista bom e de confiança pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, aqui você consegue ter os melhores especialistas, bem treinados para te atender e com o preço que cabe no seu bolso.
Não perca a oportunidade e marque a sua visita a um dos nossos ortodontistas.Para agendar sua consulta, clique aqui.