LAY_ClinicaDoBemPKG-03

Aparelho nos dentes: quanto tempo dura o tratamento?

p1f766go0m1j5h1uaadng1h04ppr3
Facebook
Twitter
WhatsApp

Para melhorar as condições dentárias e até mesmo a aparência do sorriso, é comum que os dentistas e ortodontistas recomendem o uso do aparelho nos dentes. Mas com tantas opções diferentes, pode ser confuso entender como funciona esse tratamento.

Pensando nisso, neste artigo, esclarecemos as principais dúvidas sobre o uso de aparelho nos dentes. Assim, se quiser descobrir como funciona o tratamento, quanto tempo dura e para quem é indicado, continue a leitura!

Quem precisa colocar aparelho nos dentes?

Os aparelhos são indicados para corrigir ou prevenir disfunções na arcada dentária. São problemas com o nascimento e crescimento dos dentes ou ainda problemas relacionados à má oclusão dental, que se trata de dificuldades para encaixar os dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca.

Alguns sinais podem indicar que é hora de procurar um dentista ou ortodontista (profissional responsável por tratamento com aparelho ortodôntico) para averiguar a necessidade do uso do aparelho. São eles:

  • Dentes tortos ou encavalados;
  • Dificuldades para fechar a boca;
  • Dificuldades na mordida;
  • Dores de cabeça e dores ao abrir e fechar a boca;
  • Espaço entre os dentes.

Tipos de aparelhos para os dentes

Há vários tipos de aparelhos para os dentes. A recomendação do melhor tratamento é feita depois de uma boa avaliação de um profissional da área específica. Conheça algumas opções:

Aparelho móvel

O aparelho móvel ou aparelho ortopédico realiza alterações na estrutura óssea dos pacientes. Quando a pessoa ainda está em crescimento, é mais fácil corrigir as falhas na estrutura. Por isso, ele é mais comumente utilizado em crianças com menos de 12 anos.

O aparelho móvel, apesar de sua mobilidade, deve ser utilizado constantemente, sendo retirado apenas para realizar as refeições e a higienização.

Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo realiza a correção dos dentes por meio de força mecânica, movimentando-os e colocando-os na posição adequada.

Aparelho fixo estético

aparelho fixo estético é uma opção mais discreta do aparelho fixo. Ele possui as mesmas qualidades que o outro aparelho, apenas é feito com braquetes quase transparentes que tiram o aspecto metálico.

Além dessa opção, ele pode ser feito de porcelana ou de safira, utilizando braquetes feitos com outros materiais que garantem aparência mais discreta.

Aparelho autoligado

Esse aparelho é confeccionado em metal como o fixo, mas não precisa de borrachinhas, pois o fio ortodôntico é preso diretamente no braquete.

Quais são as etapas do tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico passa por algumas fases, são elas:

Diagnóstico

Geralmente, o diagnóstico vem com uma visita ao ortodontista que solicitará alguns exames para verificar alterações que precisem de tratamento.

Instalação do aparelho

Com a necessidade do tratamento, novos exames são feitos para registrar a situação dos dentes e, depois, o aparelho é instalado.

Alinhamento

Com o aparelho na boca, os dentes passam por uma fase de alinhamento, que é como uma primeira correção.

Correção dos dentes

Depois de alinhar, os dentes passam por outra correção. Nesse caso, são inseridos fios de aço mais grossos.

Finalização e contenção

O paciente passa mais um período com o aparelho nos dentes para a finalização, que é fundamental para o sucesso do tratamento. Depois que essa fase termina, o especialista pode indicar uma contenção fixa ou removível para aumentar a estabilidade da arcada.

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico

O tempo de duração do tratamento com aparelho nos dentes vai variar de acordo com a situação específica. Geralmente, o período dura entre 18 e 24 meses, mas também pode durar um pouco menos ou um pouco mais.

Diversos fatores vão influenciar nesse tempo de duração. Entre eles a gravidade da má oclusão, necessidade de extração de dentes, idade do paciente, complexidade do caso, cuidados com a higiene bucal, problemas hormonais, medicações, entre outros.

Tudo isso será avaliado pelo dentista que definirá com maior precisão o tempo ideal para o uso do aparelho. No entanto, os cuidados do paciente também são fundamentais. Quanto mais cuidado e responsabilidade, indo corretamente às consultas, por exemplo, maiores as chances do tratamento ser mais rápido.

Quais são os cuidados que uma pessoa de aparelho deve ter?

Uma pessoa de aparelho deve dobrar os cuidados com a higiene bucal. Um dos principais cuidados é com a alimentação, já que, com o aparelho na boca, os restos de comida podem ficar presos.

Alguns alimentos inclusive não são recomendados e devem ser evitados na medida do possível, sendo completamente cortados nos dias posteriores à inserção do aparelho. É preciso que o cuidado seja redobrado, prestando atenção aos restos de comida e à mastigação para não quebrar nenhuma peça do aparelho.

Evite esses alimentos:

  • Alimentos crocantes, como pipoca, castanhas e gelo;
  • Alimentos mais densos, como pão e bolachas;
  • Alimentos maleáveis, como caramelos e chicletes;
  • Alimentos mais duros, como frutos secos e frutas duras, como maçã e pêra;
  • Alimentos açucarados, como doces.

Vegetais devem ser cozidos e alimentos como as carnes devem ser cortados em pequenos pedaços, sem forçar os dentes para rasgá-los. O sucesso do tratamento muitas vezes depende dos cuidados que o paciente tem com o aparelho.

Problemas como acúmulo de placa, cárie e quebra constante do aparelho podem dificultar o tratamento e torná-lo ainda mais longo.

Outras recomendações para quem tem aparelho nos dentes

Além desses cuidados com determinados alimentos, outras recomendações envolvem:

  • Manter uma boa higienização dos dentes e do aparelho;
  • Evitar a quebra do aparelho;
  • Usar os acessórios e recursos auxiliares como planejado;
  • Evitar colocar objetos na boca, como lápis ou caneta, porque podem deslocar os braquetes do aparelho;
  • Manter as consultas em dia.

Uma dica é manter um espelho pequeno à mão, dessa forma, caso não esteja em casa, é possível checar se há algum resto de comida.

Escovação durante o tratamento

Durante o tratamento, a higiene precisa ser feita com bastante cuidado e atenção. A boca pode ficar repleta de acessórios e, por isso, a escovação precisa ser caprichada, mas também cautelosa.

No momento da escovação, é preciso se certificar de que todas as partes dos dentes, do aparelho e os espaços entre eles estejam limpos. Ela deve ser feita em média após cinco minutos após as refeições, mesmo que sejam pequenos lanches. Antes de começar, deve-se realizar um bochecho para facilitar o deslocamento de restos alimentares.

Além disso, também é preciso seguir alguns passos:

  • Comece pelo lado de fora dos dentes, use movimentos circulares, escovando de dois em dois dentes;
  • Não faça pressão nem force a escova;
  • Incline a escova em 45º para escovar entre o fio do aparelho e os dentes;
  • Mantenha a escova inclinada para escovar próximo à gengiva;
  • Use uma escova do tipo interdental para limpar entre os braquetes e o fio;
  • Utilize um passa fio para o uso do fio dental;
  • Faça um bochecho ao final.

Essas são apenas algumas orientações gerais. É claro que o dentista responsável pelo tratamento fará as melhores recomendações para cada caso.

Como cuidar após o tratamento?

No fim do tratamento com o aparelho, os hábitos de higiene bucal devem continuar, o que inclui: fio dental, escovação com um creme dental com flúor e, por fim, um enxaguante bucal à base de flúor que ajuda na remineralização do esmalte, fortalecendo os dentes.

Se for necessário algum acompanhamento posterior, o próprio profissional que está cuidando do tratamento indicará e marcará as datas.

Para agendar sua consulta, clique aqui.