LAY_ClinicaDoBemPKG-03

Como funciona uma clínica popular?

p1etflnd5s6f51f41gea1qr31u2b3
Facebook
Twitter
WhatsApp

O acesso à saúde no Brasil é um tema que sempre gera muito debate, principalmente por causa de momentos de crise econômica. Nos últimos anos e meses, milhões de brasileiros deixaram de ter planos de saúde e, com a falta de investimento adequado, o Sistema Único de Saúde (SUS) está cada vez mais sobrecarregado. No entanto, uma alternativa tem se apresentado como bastante eficiente: a clínica popular.

As clínicas populares surgiram há quase 30 anos, já com o intuito de atender a população que não tem condições de pagar por um convênio médico particular. Inicialmente, elas não foram tão bem recebidas, mas atualmente estão em crescimento acelerado e provando que são capazes de prestar assistência de qualidade às pessoas.

Essa expansão também trouxe profissionais qualificados, que proporcionam um atendimento humanizado e individualizado, favorecendo o cuidado constante com sua saúde. E o melhor, a preços acessíveis.

Ficou interessado no assunto? Então aproveite a oportunidade para continuar conosco e conhecer melhor essa modalidade de consultas médicas!

Como funciona uma clínica popular

Conforme já mencionamos, as clínicas populares surgiram nos anos 1990 para atender pacientes que não podiam pagar as custosas consultas particulares, mas que procuravam por atendimento médico de qualidade e eficiente, sem burocracias.

Entretanto, essa alternativa trouxe algumas mudanças no mercado e, por isso, essas clínicas sofreram com propagandas negativas por bastante tempo. O ponto que mais atacavam era seus serviços, que diziam ser de baixa qualidade. Houve casos de planos de saúde proibindo seus colaboradores da área da saúde de prestarem serviço nesses locais.

Clínicas populares são importantes

Com o passar do tempo, e a expansão dos serviços, as clínicas mostraram seu valor e ganharam a confiança das pessoas, pois provaram que é possível oferecer atendimento médico eficiente, com valores que cabem no bolso da população.

Afinal, e infelizmente, sabemos que preços abusivos em consultas médicas não são necessariamente um sinônimo de soluções inteligentes e humanizadas, não é mesmo?

Além disso, as clínicas funcionam de acordo com a regulamentação do Conselho Federal de Medicina (CFM), o que garante um suporte à sua saúde dentro dos padrões necessários para garantir o seu bem-estar.

Mas como é a assistência?

Geralmente, o funcionamento da clínica popular acontece da mesma maneira que uma particular, mas o grande diferencial está nos preços acessíveis. As franquias oferecem os serviços em quantidade determinada e recebem taxas proporcionais em relação a cada consulta feita. É um processo parecido com o que acontece em um plano de saúde.

Existem clínicas que operam em níveis de especialização, como é o caso do padrão dos Estados Unidos. Você agenda um horário previamente e recebe resultados na hora em casos mais comuns como gripes, viroses e problemas respiratórios.

Há também as clínicas que funcionam como consultórios e são voltadas para consultas e exames – algumas oferecem até acompanhamento no caso de doenças crônicas.

Seja como for, ao chegar na clínica no dia de sua consulta, é só pagar por ela – algumas pedem pagamento antecipado, outras oferecem pagamento em cartão e assim por diante.

Atendimento para todas as idades

O importante mesmo é que pessoas de todas as idades podem se consultar com médicos de diversas especialidades, inclusive odontologia, psicologia e nutrição. Algumas especialidades podem não precisar de agendamento prévio.

Atualmente, muitas clínicas já oferecem exames de sangue, de vista e outros como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e raio x, pois com a expansão de franquias, algumas possuem seus próprios laboratórios. Outras, por sua vez, firmam convênios com laboratórios, o que deixa os testes ainda mais acessíveis.

Quais as vantagens desse modelo de serviço?

Além do benefício óbvio em relação aos preços e sem comprometimento da qualidade de atendimento, existem mais alguns pontos que merecem ser destacados. Confira quais são eles na lista a seguir:

  • Não há taxas extras e nem carência para realizar exames ou consultas, como os planos de saúde possuem – por outro lado, algumas oferecem programas de fidelidade, inclusive com planos funerários;
  • Agilidade nos serviços prestados, pois você pode se consultar e fazer certos exames em um só lugar – às vezes, recebe os resultados no mesmo dia;
  • Não há esperas longas por atendimentos e exames, que no SUS pode levar meses e até anos;
  • Boa variedade de especialidades e serviços oferecidos por profissionais qualificados.

Quem pode contar com as clínicas populares?

Como já dissemos, pessoas de todas as idades. O público-alvo é de classes variadas, conforme cada necessidade. Com o crescimento e avanço tecnológico dessa modalidade, mais e mais pessoas têm se interessado pelos atendimentos dessas clínicas.

De qualquer maneira, qualquer indivíduo que precise de apoio médico pode procurar por uma clínica popular, basta fazer seu agendamento: ele pode ser feito pessoalmente, por telefone ou por sistemas online, inclusive Whatsapp (confira no fim do texto). Basta se informar sobre o padrão do local escolhido.

Veja as principais especialidades médicas oferecidas

Agora que você já conhece mais sobre as clínicas populares, apresentaremos algumas das especializações mais comuns a seguir. Acompanhe!

Clínica médica

Área base da medicina, é nela que você se consulta com o famoso clínico geral. É possível fazer uma avaliação global de sua saúde, pois, assim como o nome sugere, o médico dessa especialidade possui um conhecimento mais amplo sobre o funcionamento do corpo humano.

Endocrinologia

Ideal para tratar disfunções hormonais, que podem resultar em doenças como diabetes e problemas como a obesidade.

Ginecologia e obstetrícia

Grandes responsáveis pela saúde da mulher. Apesar de serem duas especialidades em uma – a obstetrícia cuida da parte da gestação –, muitos médicos optam por exercer ambas atividades.

Pediatria

Os pediatras também têm uma formação mais generalista e cuidam de crianças, desde o nascimento até adolescentes de 18 anos.

E a lista de especialidades continua, com atividades médicas como angiologiacardiologia, dermatologia, psiquiatria, neurologia, urologia etc. Tudo o que você precisa para cuidar de sua saúde como um todo.

Diferença entre clínicas populares e centros de saúde

Acreditamos ser pertinente destacar o papel dos Centros de Saúde no texto e explicar suas diferenças em relação à clínica popular. Um centro de saúde, também conhecido como unidade básica de saúde, é aquele com atendimentos gratuitos, que são feitos pelo SUS.

Os serviços também abrangem os ramos mais básicos da medicina e os profissionais de saúde atuam na prevenção, tratamento e cura de doenças. Há também acompanhamentos de casos de pacientes que precisam de reabilitação, como fisioterapia.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) oferecem atendimento 24 horas e são ideais para atendimentos de emergência; enquanto os Postos de Saúde, em suas regionais, têm suas atividades realizadas com agendamento prévio.

Infelizmente, sabemos como os centros de saúde costumam estar sempre lotados devido à alta procura e falta de estrutura; exatamente por não haver investimento suficiente, não há equipamento e, às vezes, até profissionais.

Hospitais são referência nas emergências

Mesmo assim, ressaltamos o fato de que hospitais públicos são referência na assistência emergencial, principalmente em relação a traumas causados por acidentes. Os médicos de plantão são preparados para lidar com casos graves ou situações que requerem um atendimento imediato, como um infarto, e são responsáveis por salvar várias vidas diariamente.

Clínicas populares são aliada

A clínica popular vem como uma grande aliada no cuidado com sua saúde, principalmente no que diz respeito à medicina preventiva. Tenha em mente que ser saudável é um ato que também depende de você e suas atitudes.

Por isso, mantenha uma alimentação saudável, faça exercícios regularmente e conte com a ajuda das clínicas populares e seus profissionais para manter sua qualidade de vida.

Para agendar sua consulta, clique aqui.