LAY_ClinicaDoBemPKG-03

Ultrassom de ombro: quando fazer esse exame?

p1fpklglh710nr183d1ro11sm61qjk3
Facebook
Twitter
WhatsApp

O ombro é formado por quatro músculos e quatro tendões. Quando surge dor nessa região, que pode indicar que haja alguma lesão, o exame mais utilizado para iniciar a investigação de uma possível causa é a ultrassonografia de ombro.

Ele é um exame de imagem não invasivo, sem radiação e de alta qualidade, conseguindo visualizar com detalhe o ombro. É comum que durante o ultrassom de ombro o paciente tenha que movimentar os braços para que seja possível analisar todas as estruturas.

Mas, se mesmo depois dessas informações você ainda estiver confuso sobre as indicações da ultrassonografia de ombro e sua funcionalidade, não tem problema. Neste artigo, vamos sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura!

Para que serve o ultrassom de ombro?

Como mencionado anteriormente, esse exame é o primeiro a ser feito quando é preciso fazer uma análise específica para identificar alguma alteração ou lesão na região.

Por isso, o ultrassom de ombro auxilia no diagnóstico de inflamações na área, como tendinite, além de avaliar ruptura dos tendões, problemas degenerativos, bursite e até fraturas.

É considerado também um exame articular, pois ele investiga as estruturas peri-articulares do ombro, ou seja, essa ultrassonografia consegue visualizar as estruturas mais densas do local.

O que o ultrassom de ombro ajuda a diagnosticar?

O ultrassom de ombro avalia as estruturas do local e auxilia o médico no diagnóstico de problemas agudos, crônicos, de origem traumática ou proveniente do esforço repetitivo.

Criamos uma lista com as principais patologias que esse exame identifica. Confira abaixo!

  • Bursites – inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura com líquido localizado entre um tendão, pele ou osso para amortecer impactos. É considerada uma das principais causas de dores nos ombros;
  • Tendinopatias (tendinites) – inflamação do tendão, estrutura que une músculo e osso;
  • Ruptura de tendão – rotura tendinosa é o rompimento de um ou mais tendões, podendo ser total ou parcial;
  • Derrames articulares – acúmulo de líquido na articulação e que, normalmente, é causado por quedas, pancadas, infecções ou problemas articulares crônicos;
  • Artrites – inflamação de uma ou mais articulações, que gera dor e rigidez no local;
  • Alterações dos ligamentos, estiramentos e rupturas.

Indicações para a ultrassonografia de ombro

A indicação mais frequente que leva o paciente a fazer o ultrassom de ombro é quando ele apresenta dor nessa região.

A dor no ombro pode ter uma série de causas e, por isso, é necessário realizar esse exame para poder entender melhor sobre o que pode estar provocando esse desconforto.

Essa dor é considerada o principal sintoma que uma pessoa desenvolve ao ter problemas ou lesões no ombro, sendo também um sinal de alerta para o médico solicitar a ultrassonografia de ombro.

Quem pode fazer o exame

O exame pode ser feito por pacientes em qualquer faixa etária, justamente porque ele não é invasivo e não usa nenhum tipo de radiação.

Ele pode ser realizado tanto em um dos ombros, esquerdo ou direito, como nos dois. Além disso, não é necessário fazer nenhuma preparação ou jejum previamente.

Qual médico pede esse exame?

O ultrassom de ombro, em sua grande maioria, é solicitado pelo médico ortopedista. A especialidade da ortopedia é responsável por cuidar de lesões, fraturas e problemas no sistema locomotor, como nos ossos, músculos, cartilagens, articulações, tendões e ligamentos.

Além disso, esse profissional trata a má postura ou má formação óssea e da coluna, e realiza cirurgias em alguns casos.

O ortopedista é a pessoa indicada para diagnosticar, tratar, orientar e acompanhar qualquer patologia do sistema locomotor.

Por isso, cabe somente a ele a função de solicitar exames, como o ultrassom de ombro, e de recomendar medicamentos ou tipos de fisioterapia a fim de restabelecer a saúde do paciente.

Outros exames que podem ser solicitados

A ultrassonografia de ombro não avalia alterações ósseas mais graves, como a artrose da região. Nesse caso, apenas a radiografia ou a tomografia computadorizada conseguirão identificar essa patologia.

ressonância magnética também pode ser usada para se ter um melhor esclarecimento de alguns problemas no ombro.

Dessa forma, quando o ortopedista suspeita de qualquer alteração mais séria no ombro, ele costuma solicitar outros exames para complementar e, assim, conseguir fazer um diagnóstico mais correto.

Os exames complementares são fundamentais para que o especialista possa avaliar o quadro clínico do paciente e ter um panorama melhor da gravidade da lesão.

Separamos uma lista abaixo para te ajudar a entender quais são os exames mais solicitados pelo ortopedista em casos de problemas no ombro. Veja!

  • Raio-x – investiga fraturas, irregularidades e suspeitas de lesões;
  • Tomografia computadorizada – permite a visualização do local de uma forma mais nítida e tridimensional;
  • Ressonância magnética – identifica lesões traumáticas, infecções ósseas, tumores ósseos, osteoporose etc;
  • Densitometria óssea – é uma avaliação da densidade óssea e da composição dos ossos;
  • Cintilografia óssea – o exame consegue visualizar completamente o esqueleto e, assim, encontrar lesões ósseas provenientes de tumores, cânceres, metástases e fraturas.

Cuidados com a saúde dos ombros e articulações

Manter os ombros e articulações saudáveis é relativamente fácil, principalmente considerando que você terá que adotar o hábito de se alimentar bem e fazer atividade física regularmente.

Para isso, consuma alimentos que são fonte de cálcio, como derivados do leite e vegetais escuros, como espinafre, couve e brócolis. Ingerir alimentos ricos em magnésio e fósforo também é muito importante.

Outro aliado da absorção do cálcio e, consequentemente, da saúde dos ossos é a vitamina D. É possível obter essa vitamina por meio da gema de ovo, de peixe de água salgada, da carne de fígado e pela exposição solar.

Atividade física e consultas regulares

Já os exercícios físicos, como musculação, caminhada, corrida, tênis e dança, são ótimos, pois eles trabalham a força do corpo contra a gravidade.

Não se esqueça de buscar orientação e acompanhamento de um profissional capacitado para não provocar nenhuma lesão.

E, por fim, manter consultas regulares com o ortopedista, realizando exames de rotina, contribui para entender como está a saúde do seu sistema locomotor, e também para se prevenir de algumas doenças.

Faça um check-up da saúde dos seus ossos, principalmente dos ombros, com a nossa equipe médica e aproveite a nossa estrutura de alta qualidade para fazer os exames necessários.

Quando o assunto é possibilitar a qualidade de vida dos pacientes, nós estamos preparados!Para agendar sua consulta, clique aqui.