O ultrassom de rins e vias urinárias, chamado também de ultrassom do aparelho urinário, é um exame de imagem que analisa os rins, ureteres, uretra e bexiga, além da próstata, no caso dos homens.
Ele não é invasivo e auxilia no diagnóstico de doenças e alterações, como cálculos, cistos, infecções e insuficiências nessa região do corpo. O exame também pode ser realizado com um Doppler que investiga o fluxo sanguíneo nesse local.
Para te ajudar, nós vamos falar durante este artigo sobre tudo o que você precisa saber do ultrassom de rins e vias urinárias. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que são rins e vias urinárias?
Estamos falando de uma região do corpo composta por:
- Rins;
- Ureteres;
- Bexiga;
- Uretra.
Todos esses órgãos fazem parte do sistema urinário e possuem uma função muito importante para o bom andamento do organismo humano.
O rim produz a urina e é responsável por muitas outras atribuições do aparelho urinário. Já os ureteres levam a urina dos rins para a bexiga, que funciona como um reservatório para esse líquido. A uretra é o tubo que conduz a urina da bexiga para fora do corpo.
Sistema excretor ou urinário
No geral, o sistema urinário deve manter o volume e a composição dos líquidos dentro dos níveis normais para a nossa saúde. Ele é conhecido também como sistema excretor por ter esse papel de eliminar o excesso de líquidos que se acumulam em nosso metabolismo.
Além disso, ele deve manter o pH normal no sangue, controlar a produção de células sanguíneas vermelhas pela secreção do hormônio eritropoietina e equilibrar a pressão sanguínea pela secreção da enzima renina.
Resumidamente, podemos dizer que os rins atuam no controle da pressão arterial, no metabolismo do cálcio, do fósforo, do magnésio e na eliminação de medicamentos do corpo.
Por que fazer o ultrassom de rins e vias urinárias?
O ultrassom de rins e vias urinárias é o principal exame para avaliar como está o funcionamento do sistema urinário.
O ultrassom de rins e vias urinárias não emite radiação e mede o tamanho dos rins, identifica a presença de cálculos, cistos, dilatações do canal urinário, infecções, insuficiência e entre outros.
Vale reforçar que para pacientes homens, esse exame avalia também a próstata.
Há algumas das principais doenças ou alterações que o ultrassom de rins e vias urinárias consegue detectar, sendo elas:
- Infecção urinária;
- Alterações na parede da bexiga;
- Mudanças no tamanho ou estrutura renal;
- Hidronefrose, dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina;
- Identificação de pedras, cistos ou obstruções nos rins;
- Cálculos renais;
- Perda excessiva de proteínas;
- Sangue na urina;
- Insuficiência renal;
- Cistos renais e doença policística renal;
- Tumores;
- Órgãos reduzidos.
Todas as pessoas podem fazer esse exame, já que não há nenhuma contraindicação para ele. Normalmente, o médico costuma solicitá-lo caso haja alguma suspeita. Se você notar qualquer sinal ou sintoma, procure um especialista para que ele possa passar o exame mais adequado para a sua situação.
O ultrassom é diferente entre homens e mulheres?
O ultrassom de rins e vias urinárias pode ser utilizado por homens, mulheres e crianças. A diferença está penas no caso dos pacientes homens, em que o exame também investiga possíveis alterações ou problema na próstata, inclusive câncer.
Como é feito essa ultrassonografia?
Nessa ultrassonografia, é usado um transdutor que desliza, com a ajuda de um gel, pelo abdômen do paciente. Para isso, a pessoa precisa ficar deitada sob uma maca para realizar o exame. As imagens são captadas por meio da emissão de ondas de som.
O ultrassom de rins e vias urinárias não é invasivo, é indolor, não utiliza radiação e é muito seguro. Além disso, esse teste não possui contraindicações para nenhuma idade ou caso.
Quando o exame é feito com o auxílio do Doppler, é possível avaliar a hemodinâmica corporal, a circulação e o fluxo de sangue nos órgãos do sistema urinário.
Tipos de preparo do ultrassom de rins e vias urinárias
1. Ultrassom do aparelho urinário simples
O paciente deve ingerir bastante água em até duas horas antes de fazer o exame e reter a urina durante esse período. Esse preparo contribui para que as imagens apresentem uma visualização mais clara da região.
É preciso também levar exames anteriores para que o médico possa comparar e fazer um laudo mais completo.
2. Ultrassom do aparelho urinário em crianças
Caso o paciente tenha menos de 7 anos, não é preciso ingerir muita água em seu preparo. Dos 7 até os 15 anos é necessário que seja ingerido pelo menos 4 copos de água meia hora antes do exame.
3. Ultrassom do aparelho urinário com Doppler
Para esse exame, o paciente terá que fazer jejum de água e comida por pelo menos seis horas, além de reter a urina duas horas antes. Também não se deve fumar ou ingerir bebidas alcoólicas na véspera do procedimento.
Assim como na ultrassonagrafia simples, exames anteriores devem ser apresentados para o médico que fará a ultrassonografia.
Dicas para cuidar da saúde dos rins e vias urinárias
Manter a saúde equilibrada e se prevenir de doenças nos rins e vias urinárias não é difícil, já que só é preciso adotar medidas simples no seu dia a dia. Confira abaixo a lista de cuidados que preparamos!
- Reduza o consumo de sal na comida;
- Diminua também o consumo de açúcar;
- Beba muita água;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Faça exercícios físicos;
- Não fume;
- Reduza o consumo de álcool;
- Mantenha um peso adequado;
- Faça o acompanhamento da sua pressão arterial.
Além de seguir as nossas dicas para melhorar o seu bem-estar, não deixe de fazer consultas regularmente e exames de rotina para checar como está a saúde do seu sistema urinário.
Nosso time de especialistas médicos está por aqui para te ajudar a cuidar do seu corpo com um atendimento de qualidade e para te orientar sempre que precisar. Conte com a gente!Para agendar uma consulta, clique aqui.